domingo, 30 de dezembro de 2012

Personal Learning Environments - Descrição do trabalho


O termo PLE descreve ferramentas, comunidades e serviços que constituem as plataformas individuais de aprendizagem, usadas para dirigir o próprio processo na persecução das metas educacionais a que cada indivíduo se propõe (- in 7 things you should know about... Personal Learning Environments, disponível em   http://www.educause.edu/library/resources/7-things-you-should-know-about-personal-learning-environments)
Jordi Addel (em entrevista a Josi Sierra Orrantia em 06May2012 disponível em meu post de10Dec2012)  é mais sucinto, afirmando que “PLE é um enfoque na aprendizagem, não sendo uma aplicação ou uma plataforma, mas sim uma maneira de entender como se aprende”.
A aproximação que Addel faz na mesma entrevista, aos componentes de um PLE, guiaram a minha representação gráfica, razão pela qual apresento: Recursos; Ferramentas e “Personal Learning Network (PLN)”.
No que respeita a recursos ou fontes de informação, não posso deixar de compartilhar a ideia do entrevistado, quando afirma que “tudo o que possa interessar à nossa formação”, pois a noção de aprendente adulto, na perspectiva andragógica, sustenta-se em claros e pré-determinados objectivos, visando um fim específico.
Relativamente às ferramentas, apresento aquelas que utilizo na produção dos meus objectos digitais, sendo que embora com uma limitada selecção, a mesma tem vindo a alargar-se com o alargar do meu PLE
Refiro agora a minha PLN, os espaços onde partilho as “produções” para as tornar acessíveis às pessoas, também ainda reduzida, mas sem dúvida à semelhança das ferramentas, em crescendo com o alargar do meu “ambiente de aprendizagem,”
Por último uma palavra para a concepção do “objecto digital” apresentado. Embora possível de fazer em PowerPoint ou outra ferramenta disponível online, quis marcar com a utilização de esquiços manuscritos (com links para as sites de cada um) a minha “emigração” digital, pois ainda não habitando na rede na totalidade, os passos largos que dou nesse sentido, não acontecem sem um pedaço de papel e um lápis na sua origem.
                                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário